Existem 2 tipos de fibras antichama no mercado:
- As baratas que são chamadas de tratadas, como o 100% algodão e o "88/12" 88% de algodão e 12 % de náilon
Estas fibras queimam naturalmente, mas, quando recobertas de um tratamento químico ignífugo, elas tem uma certa resistência as chamas que permite de passar as normas e obter o CA:
Na vida real, o tratamento superficial vai desgastando tanto com ação mecânica do uso normal (abrasão por exemplo) quanto com o processo de lavagem.
O problema é que não é possível saber (sem realizar um ensaio térmico que iria destruir a roupa) quando o tratamento foi "comido" e em consequência quando a proteção esta abaixo dos requisitos das normas.
O outro tipo de fibras, as fibras inerentemente antichama, ou seja que já são ignífugas por natureza, e portanto não precisam de tratamento ignífugo adicional.
Elas continuam sendo totalmente antichama mesmo quando desgastadas pelo tempo de uso:
Nos trabalhamos apenas com as fibras inerentes, principalmente Nomex® (meta aramida), Kevlar® (para-aramida), Viscose FR (da Lenzing) que são dentro das melhores fibras.
Estas fibras são dentro das mais eficientes (maior resistência térmica / peso).
No caso da NR10, as misturas de fibras inerentes Nomex®/Viscose (tecidos NR10 Diamond Tecnology® por exemplo) e malhas Nomex MHP®, a combinação de fibras de Nomex®, Kevlar e Viscose FR confere o maior nível de ATPV/peso e maior maciez da vestimenta comparado com 100% Nomex®.
Além da maior resistência térmica, as fibras de aramida (Nomex® e Kevlar®) tem maiores resistência mecânica, ou seja elas são mais duráveis, assim a roupa demora mais para rasgar.
Para bombeiros, o teste do Thermoman é realizado com chamas de 8 segundos simulando o "flash-over", uma das mais perigosas situações enfrentadas pelos bombeiros.
Nosso complexo EN469 Fighter Diamond® 0% em Nomex Tough® apresenta o impressionante resultado de 0% de queimaduras de segundo ou terceiro grau.
Nossos tecidos NR10 Diamond Technology® 240g/m² e Ultimate (Nomex Comfort®) 220g/m² tiveram resultados de 15 à 20% de queimaduras após 4 segundos de exposição, tanto novo quanto após 75 lavagens.
As chances de sobrevivência com queimaduras <20% são superiores à 95%
Com algodão tratado (novo), no mesmo testes de 4 segundos, a porcentagem de queimaduras do corpo é de 70% de queimaduras de segundo e terceiro grau resultando em chance de sobrevivência de apenas 50%...
fonte: webinar CA
O custo inicial da vestimenta inerente é maior por serem fibras mais nobres, de melhor desempenho, qualidade...
Mas a durabilidade é muito maior. Quem faz o calculo do custo total de TCO (Total Cost of Ownership) acaba comprando fibras inerentes.
No caso de Equipamentos de Proteção Individual, o barato sai caro em todos os aspectos.